Alunos da rede municipal de Ilhéus retornam às aulas após férias de junho
Mais de 25 mil alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus, da sede e dos distritos, retornaram às aulas nesta terça-feira (3) depois das férias de meados do ano. Com isso, segundo informou a secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, o município segue sem interrupção visando cumprir os 200 dias letivos estipulados pelo Ministério da Educação. A secretária também informou que para garantir uma melhor qualidade de ensino, os professores passaram por capacitação no início do ano e planejamento pedagógico para as ações durante todo o período de 2012.
Outra ação importante, segundo avaliou a secretária de Educação, são os projetos educacionais desenvolvidos pelas unidades de ensino da rede municipal, a exemplo das salas de atendimento multidisciplinares, consideradas como importantes instrumentos de inclusão de estudantes. Desde mês de junho passam a funcionar nas escolas da sede e do interior do município oito salas voltadas para o atendimento de crianças com necessidades especiais, incluindo autismo, dislexia, problemas de locomoção e deficiência visual e intelectual. No total, serão 18 unidades que funcionarão como um espaço onde alunos e pais poderão receber atendimentos necessários à resolução de problemas existentes no âmbito escolar, seja de ordem pedagógica ou psicossocial.
Também já está funcionando o ProJovem Urbano, uma iniciativa desenvolvida pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, que atende atualmente a cerca de 120 alunos. As aulas do ProJovem Urbano foram iniciadas no último dia 18 de junho e não sofreram interrupção durante as férias da rede municipal, obedecendo assim um calendário especial de funcionamento. O projeto destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental (antigo 1º grau). A proposta é buscar a reinserção dos participantes na escola e no mercado de trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades concretas de desenvolvimento humano e de exercício da cidadania.
De acordo com a assistente de coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, professora Sueli Piovesan, o curso terá uma duração de 18 meses e acontece no IME-Centro, na avenida Canavieiras, sempre no período da noite. Segundo ela, além do conteúdo relativo ao ensino fundamental, os participantes também serão beneficiados com quatro cursos de qualificação profissional, inseridos na própria grade curricular e desenvolvidos na área de turismo e hospitalidade, como recepcionista, guia turístico e promotor de eventos.